Bolsa 21/12055-0 - Psicologia do desenvolvimento, Educação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Imaginação e conceitualização: um estudo sobre as contribuições de Lev Vigotski para a Educação

Processo: 21/12055-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Beatriz Ignatios Dias da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Educação   Ensino fundamental   Relação aluno-escola   Imaginação   Perspectiva histórico-cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto Escolar | Elaboração Conceitual | Ensino Fundamental | Fase de transição | Imaginação | perspectiva historico-cultural | Teoria Sócio-Cultural (VIGOTSKI)

Resumo

Este projeto de pesquisa busca entender a atividade de elaboração conceitual de crianças - mais especificamente, de crianças na faixa de transição, entre infância e adolescência - levando-se em conta as relações entre imaginação e conceitualização, tal como apontadas por Vigotski. A partir de experiências em campo de estágio e de um estudo preliminar acerca do assunto, indaga-se sobre as interrelações dos processos destacados acima, os quais integram a dinâmica funcional complexa. Para tanto, pretende-se analisar, a partir de um referencial histórico-cultural, o que se tem a dizer sobre essas questões em uma dinâmica que visa englobar tanto uma elaboração teórica como uma pesquisa em campo para fins de prática e de observação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)