Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por asteroides no S-PLUS usando o software THOR

Processo: 21/11345-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de junho de 2022
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Beneficiário:Fábio Rafael Herpich
Supervisor: Mario Juric
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Washington, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/21661-9 - Catalogação de Fontes Variáveis e Ciência Tipo IFU em Levantamentos Fotométricos Multibanda., BP.PD
Assunto(s):Asteroides   Sistema solar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:asteroides | Cinturão de Asteróides | Kuiper Belt | Sistema Solar | Asteroides

Resumo

Vários instrumentos novos tem sido ou estão sendo construídos com o objetivo de identificar corpos do sistema solar potencialmente perigosos. Os principais exemplos são Pan-STARRS e LSST, sendo que este último irá aumentar o número de pequenos corpos em pelo menos uma ordem de magnitude. O S-PLUS, primeiro survey liberado pelo Brasil observando o hemisfério sul em 12 bandas, financiado pela FAPESP, pode dar uma contribuição efetiva nessa direção. O número de pequenos corpos descobertos é previsto para crescer substancialmente com a análise dos dados do S-PLUS. Somente no primeiro data release do survey, DR1, com 336 graus quadrados, em análise preliminar encontramos mais de 10000 asteroides. Este projeto tem como objetivo o financiamento de um BEPE de 6 meses do pós-doc Fabio Herpich na U. of Washington, em Seattle, para trabalhar com o Dr. Mario Juric, o Project Scientist para o gerenciamento de dados do projeto LSST, para aplicar o mesmo código que foi escrito para a detecção de pequenos corpos no LSST nos dados do S-PLUS. Fabio Herpich foi contratado no projeto S-PLUS especificamente para lidar com ciência com domínio temporal. Seu principal projeto é a determinação e caracterização de estrelas variáveis, alinhado com a proposta deste projeto de detectar e caracterizar asteroides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAVIS, K. W.; TAGGART, K.; TINYANONT, S.; FOLEY, R. J.; VILLAR, V. A.; IZZO, L.; ANGUS, C. R.; BUSTAMANTE-ROSELL, M. J.; COULTER, D. A.; EARL, N.; et al. SN 2022ann: a Type Icn supernova from a dwarf galaxy that reveals helium in its circumstellar environment. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 523, n. 2, p. 21-pg., . (18/21661-9, 21/11345-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.