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Predição de oscilações de ciclo limite em asas de elevada razão de aspecto com folga em superfície de controle

Processo: 21/12383-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Vigência (Término): 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Larissa Drews Wayhs Lopes
Supervisor: Carlos Eduardo Stolf Cesnik
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Michigan, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:19/22730-7 - Implicações de folgas simultâneas em oscilações de ciclo limite de sistema aeroelástico com compensador em superfície de controle, BP.DD
Assunto(s):Aeroelasticidade   Dinâmica de voo   Não linearidade geométrica   Ciclos limites
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:combined nonlinearities | control surface freeplay | high-aspect-ratio flexible wing | limit cycle oscillations | Aeroelasticidade

Resumo

A presença de não linearidades em sistemas aeroelásticos pode alterar a dinâmica de voo. Existem vários tipos de não linearidades, como as devido comportamento geometricamente não linear e folga, e podem levar o sistema a limitar as oscilações de ciclo limite (LCO). O primeiro tipo de não linearidade é geralmente encontrado em asas flexíveis de alta razão de aspecto (HAR), que atingem grandes deformações e têm o comportamento intrínseco geometricamente não linear. Por outro lado, a folga normalmente surge de conexões de dobradiça, por exemplo, nas superfícies de controle das asas. Além disso, é comum que as asas HAR incluam superfícies de controle e, portanto, o sistema resultante pode exibir ambos os tipos de não linearidades. Embora vários trabalhos os considerem separadamente, estas não linearidades podem agir simultaneamente no sistema para afetar as LCOs. Nesse contexto, a presente pesquisa visa investigar como a folga da superfície de controle afeta as oscilações de ciclo limite já existentes nas asas HAR devido à não linearidade geométrica. A formulação baseada em deformações será usada em combinação com a teoria da aerodinâmica não-estacionária. A simulação numérica será realizada no domínio do tempo e diagramas de bifurcações e retratos de fase serão preparados utilizando as respostas aeroelásticas. Uma asa HAR de referência (sem folga) será considerada para reproduzir a LCO, e diferentes amplitudes de folga serão incluídas para realizar a análise. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAYHS-LOPES, LARISSA DREWS; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. A new look at the Equivalent Linearization Technique to predict LCO in aeroelastic systems with discrete nonlinearities. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 119, p. 20-pg., . (19/22730-7, 21/12383-8)

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