Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre autores, livros e bibliotecas de escolas normais no século XIX: aproximações entre São Paulo e França

Processo: 21/12663-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de junho de 2022
Vigência (Término): 14 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Carolina Mostaro Neves da Silva
Supervisor no Exterior: Anne Marie Louise Trepier Chartier
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Lumière Lyon 2, França  
Vinculado à bolsa:19/25935-9 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), BP.PD
Assunto(s):História da educação   Bibliotecas   Escola normal   Pedagogia   Saberes escolares   Século XIX   São Paulo   França (país)

Resumo

Esta pesquisa se propõe a investigar o acervo da Biblioteca Paulo Bourroul, uma das coleções especiais pertencentes à Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e narrar a história da Biblioteca da Escola Normal de São Paulo, que se encontra na origem do referido acervo. Complementares e interdependentes, esses dois movimentos investigativos buscam compreender os sentidos e significados de uma biblioteca destinada à formação de professores, do final do século XIX até meados do século XX; identificar e analisar as obras que constituíram o repertório de saberes pedagógicos destinados à leitura de professores e estudantes da Escola Normal, componentes da(s) cultura(s) pedagógica(s) da instituição. Além das obras do acervo, são fontes documentos oficiais, relacionados à Escola Normal de São Paulo, e não oficiais, como a imprensa periódica do estado, que participava do debate educacional coetâneo e acompanhava os principais acontecimentos relativos à Escola. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa adota uma perspectiva transnacional, enfatizando os diálogos entre São Paulo e França, que marcam a constituição do acervo, em suas primeiras décadas. Conceitualmente, a pesquisa também dialoga com referenciais da história cultural dos saberes pedagógicos e da história do livro e da leitura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)