Bolsa 21/10044-1 - Linguagem, Transtorno do espectro autista - BV FAPESP
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Avaliação das intervenções fonoaudiológica na comunicação e na linguagem de crianças do Espectro do autismo oferecida de forma remota e presencial

Processo: 21/10044-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Camila Pimentel Piemonte
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Transtorno do espectro autista   Análise qualitativa comparativa (QCA)   Estudos longitudinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autism Spectrum Disorders | communication intervention | telepractice | Linguagem

Resumo

Há mais de um ano, o mundo enfrenta uma pandemia causada pelo novo Coronavírus, (SARS-CoV-2). A fim de reduzir a taxa de contágio pelo vírus, muitos países, dentre eles o Brasil, tomaram medidas drásticas, como o isolamento ou distanciamento físico. Essa medida causou uma interrupção abrupta na continuidade das terapias não medicamentosas, parte fundamental dos cuidados de pessoas no espectro do autismo. A fim de minimizar os prejuízos com a interrupção do tratamento, as intervenções foram rapidamente adaptadas para oferta remota, por meio de ferramentas digitais. Entretanto, ainda não há informações consistentes sobre a eficiência desse tipo de oferta de intervenção, em comparação a forma presencial. O objetivo deste estudo é comparar os efeitos obtidos por um programa de intervenção fonoaudiologia remota com um programa similar oferecido de forma presencial, antes da pandemia, na comunicação e na linguagem de crianças com Transtorno do espectro do autismo. Trata-se de um estudo longitudinal, retrospectivo, baseado na análise comparativa do Perfil Funcional da Comunicação-Checklist coletado nas intervenções fonoaudiológicas realizadas de forma presencial entre 2017 e fevereiro de 2020 em vídeos, com o registro da continuidade dessas intervenções de forma remota, realizados a partir de março de 2020. As informações coletadas a partir desses vídeos serão utilizadas para construir o Perfil Funcional de Comunicação-Checklist, adotado como desfecho primário do presente estudo. (AU)

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