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Transferência de conhecimento em águas subterrâneas tendo o aluno como centro do processo ensino-aprendizagem

Processo: 21/13377-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Amélia João Fernandes
Beneficiário:Beatriz Helena Martins
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/16708-6 - Curso de transferência de conhecimento visando a gestão em águas subterrâneas no âmbito dos Comitês de Bacia do Estado de São Paulo, AP.PP
Assunto(s):Bacia hidrográfica   Águas subterrâneas   Consumo sustentável   Políticas públicas   Divulgação científica   Transferência de conhecimento

Resumo

Esta bolsa TT3 vincula-se a um projeto de políticas públicas que visa a transferência de conhecimento em água subterrânea, na forma de treinamento dirigido a técnicos de órgãos públicos e do terceiro setor, que atuam no CBH-SMT*. O foco é o aprendizado centrado em problemas reais, trazidos pelos alunos, que serão acompanhados, de forma contínua, ao longo da duração do projeto. Com isto pretende-se que as instituições incorporem os aprendizados, de modo a promover o uso sustentável do recurso hídrico subterrâneo, no contexto da sua bacia hidrográfica. O objetivo do trabalho do bolsista é promover seu treinamento e aperfeiçoamento em métodos de ensino e em divulgação científica, tendo como conteúdo a água subterrânea, ao mesmo tempo em que auxilia as atividades do projeto de transferência de conhecimento. Isto também atende a um dos objetivos do projeto de políticas públicas que é a formação de recursos humanos que possam replicar cursos deste tipo em outras bacias hidrográficas do Estado, justificando-se assim o nível de Bolsa TT solicitada. O projeto conta com 3 módulos de aulas e, nos períodos entre-módulos, bem como anterior e posteriormente, haverá intensa comunicação com a equipe responsável do CBH-SMT* (instituição parceira) e com os alunos para levantamento de percepções a respeito do recurso hídrico e, também, para auxiliar na continuação da resolução de problemas nas instituições de cada aluno (órgãos públicos, em nível municipal e estadual, e do terceiro setor). Nas atividades entre-módulos, os alunos serão auxiliados com reuniões remotas (via web) e presenciais, sendo supridos com os conteúdos e conhecimentos necessários. (AU)

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