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Vulnerabilidade de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos

Processo: 21/12757-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Silvania Maria Chaves
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Vulnerabilidade em saúde   Doenças sexualmente transmissíveis   Prevenção de doenças transmissíveis   Prevenção da violência sexual   Intervenção psicossocial   Direitos humanos   Violência por parceiro íntimo   Jovens   Sexualidade   HIV   Sífilis   AIDS
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Human Rights | Intervention study | Intra-partnership violence | Jovens | pesquisa-intervenção | Prevenção de IST-AIDS | Sexualidade | Sexuality | STI-AIDS prevention | violência entre parceiros | Youth | Intervenção Psicossocial

Resumo

Os adolescentes são afetados desproporcionalmente pelas epidemias de IST, HIV e sífilis no Brasil. Embora tenha sido uma parte fundamental das intervenções que controlaram o crescimento da epidemia de AIDS no Brasil por mais de uma década, a educação sexual baseada em direitos humanos sofre hoje o impacto de uma reação conservadora. Garantir a saúde sexual e reprodutiva dos jovens exige inovação urgente, novas concepções sobre eficácia e sustentabilidade de programas educacionais sobre sexualidade, e avaliação dos processos por meio dos quais isso ocorre. Nosso projeto centra-se em um programa multicultural de educação sobre sexualidade baseada nos direitos humanos, apoiada em intervenções articuladas em escolas de ensino médio e unidades básicas de saúde de referência no território escolar. Um estudo randomizado em dois braços (CRT) e uma avaliação do processo qualitativo avaliarão nossa intervenção. O estudo de intervenção envolverá estudantes de 20 escolas de ensino médio públicas (10 escolas do grupo controle e 10 escolas no grupo de intervenção) e 10 unidades básicas de saúde. Este estudo de intervenção com métodos mistos pretende evidenciar o aumento no sexo seguro e uma diminuição da violência sexual e de gênero e discriminação de direitos humanos entre os alunos participantes, aproximadamente 3500 alunos do primeiro ano do ensino médio (14-16 anos), seguidos por quase dois anos. A participação permanente dos profissionais da escola, da comunidade do entorno e dos profissionais da saúde é um componente crucial da prevenção combinada, facilitando o acesso dos estudantes do ensino médio aos preservativos e outras ferramentas de contracepção (incluindo de emergência), profilaxia pós-exposição (PEP) e testes e tratamento para IST. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar multi-institucional e altamente experiente - vinculada ao NEPAIDS-USP e seus colaboradores internacionais - desenvolverá o estudo em Sorocaba e Santos/Guarujá, duas regiões metropolitanas de médio porte no Estado de São Paulo. (AU)

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