Bolsa 20/13578-4 - Rede elétrica inteligente, Mobilidade urbana - BV FAPESP
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Otimização da localização e dimensionamento de estações de recarga de veículos elétricos

Processo: 20/13578-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Christiano Lyra Filho
Beneficiário:Caio dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/08645-9 - Pesquisas interdisciplinares em redes inteligentes de energia elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Rede elétrica inteligente   Mobilidade urbana   Veículos elétricos   Recarga de baterias   Otimização combinatória   Clusterização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mobilidade urbana | Otimização Combinatória | otimização da localização de componentes em redes | redes de energia elétrica | Smart Grids | Veículos Elétricos | Redes Inteligentes de Energia Elétrica

Resumo

O tema central deste projeto de doutorado é a concepção e desenvolvimento da metodologia para planejamento de estações públicas para recarga de veículos elétricos. É motivado pela perspectiva de crescimento da frota de veículos elétricos no País e está associado ao projeto temático FAPESP 2016/08645-9, Pesquisas Interdisciplinares em Redes Inteligentes de Energia Elétrica. Usando informações sobre previsões de crescimento das frotas de veículos elétricos e especificação das redes elétricas nas regiões para as quais as infraestruturas de mobilidade elétrica devem ser implantadas, a metodologia de planejamento deve especificar as melhores posições para localização das estações e o dimensionamento dos seus principais equipamentos; quando necessário, deve também indicar a necessidade de eventuais reforços para os circuitos das redes elétricas de distribuição nas áreas das estações. As áreas de conhecimentos para suporte do projeto são métodos de simulação e de clusterização, métodos exatos de otimização combinatória e estratégias de buscas locais. Os métodos de simulação e clusterização serão usados para identificar as áreas mais promissoras para localização das estações de recarga e estimar as demandas de energia para abastecimento de veículos elétricos. Usando essas informações, métodos exatos de otimização combinatória devem identificar as melhores localizações e especificar as características dos seus principais equipamentos - as melhores soluções devem representar o compromisso ideal entre os custos de implantação, os custos de operação e os benefícios proporcionados. Estratégias de buscas locais, associadas a simulações com representações mais detalhadas sobre incertezas e sazonalidades, serão usadas para refinar as soluções obtidas pelos métodos de otimização. O desenvolvimento da pesquisa será permeado pelo atendimento aos requisitos formais do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP e pelo amadurecimento da formação científica e cultural do candidato. Em acréscimo às boas condições de formação oferecidas pela UNICAMP, a previsão de um período de pesquisas sob a supervisão do professor Alysson Machado Costa na Universidade de Melbourne (Austrália) cria condições para consolidar a formação do candidato com uma experiência estimulante de inserção internacional. (AU)

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