Busca avançada
Ano de início
Entree

Enfermagem forense e reconhecimento de vítimas de violência por profissionais de enfermagem na cidade de São Paulo

Processo: 21/06929-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Bruna Gisi Martins de Almeida
Beneficiário:Thiago Rodrigues Pelarin
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da violência e da criminalidade   Violência   Enfermagem forense   Profissionais de enfermagem   Entrevista   Análise qualitativa   São Paulo (SP)

Resumo

Os altos índices das diferentes formas de violência é um dos principais problemas sociais e de saúde pública existentes no contexto brasileiro. O enfrentamento desse problema demanda medidas não só repressivas, mas principalmente preventivas que possam lidar com as consequências dos casos de violência e impedir a ocorrência de novos casos. Uma das mais fundamentais estratégias de prevenção envolve a identificação e notificação dos casos da violência, atividade que envolve os profissionais de enfermagem. É comum que as vítimas de violência busquem atendimento em unidades de saúde e sejam atendidas por enfermeiros. O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar como é feito o reconhecimento de vítimas de violência em geral pelos profissionais e estudantes de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A pesquisa adota a abordagem qualitativa e realizará entrevistas semiestruturadas com os profissionais de enfermagem do hospital investigado para compreender a perspectiva dos enfermeiros sobre sua formação e prática profissional no que diz respeito ao reconhecimento e atuação em casos de violência. Considerando a importância da área da enfermagem forense para o desenvolvimento das competências do enfermeiro para lidar com casos de violência, o projeto analisará se os conhecimentos dessa área fazem parte da formação dos entrevistados e, caso não faça, se seriam úteis para a atuação dos profissionais no hospital. A pesquisa inclui ainda a análise de documentos oficiais sobre enfermagem forense. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)