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Aprendizagens de professoras da educação infantil na produção de conteúdos audiovisuais relacionados à linguagem matemática

Processo: 21/05739-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Rebeca Souza Miranda
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação a distância   Ensino remoto   Linguagem matemática   Isolamento social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conteúdos Audiovisuais | Educação Infantil | Ensino Remoto | Linguagem Matemática | Educação Matemática na Infância

Resumo

A propositura deste trabalho toma como objeto de análise a experiência de uma ação interventiva que visará contribuir com o trabalho docente de professoras de crianças de 4 a 5 anos e 11 meses no contexto da pandemia de COVID-19. Dado o momento histórico que estamos a vivenciar, as instituições de atendimento à infância são os espaços educativos que mais têm sofrido com o distanciamento social, isso porque as práticas pedagógicas são orientadas por dois eixos estruturantes do currículo: as interações e as brincadeiras (BRASIL, 2010). Assim, indagamos: Como promover interações e práticas do brincar com o isolamento das crianças do espaço-tempo das instituições? A cultura midiática na Educação Infantil exerce influências no processo educacional de crianças pequenas e, nos últimos anos, as tecnologias têm sido, cada vez mais, frequente desde a mais tenra idade, haja vista que os bebês nascem em uma sociedade em que conteúdos audiovisuais inserem-se no repertório de suas experiências ainda nos primeiros meses de vida. Na contramão do modelo capitalista que recorre à apropriação de recursos tecnológicos para lucrar com ideologias do bem estar social a partir de bens de consumo, compreendemos que a produção de conteúdos audiovisuais por professoras de crianças vem se destacando de modo significativo desde março de 2020, quando houve suspensão das aulas presenciais, ao problematizarem as diferentes linguagens para fazer chegar às famílias formas de interações virtuais que possibilitem recriar experiências infantis, dentre as quais incluímos a linguagem matemática. Neste contexto, em uma abordagem netnográfica (KOZINETS, 2014), empreenderemos esforços no sentido de acompanhar um grupo de professoras de pré-escola no movimento de planejar, produzir e encaminhar vídeos que busquem promover a exploração de ideias matemáticas fundamentais ao conhecimento lógico-matemático característico da faixa etária com a qual trabalham. Em termos de resultados esperados, acreditamos que será possível observar, sob a perspectiva das professoras acompanhadas, as aprendizagens propiciadas através da instrumentalização pedagógica de ferramentas tecnológicas que auxiliem na exploração matemática. (AU)

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