Busca avançada
Ano de início
Entree

Transições de fase e estrutura de solventes eutéticos profundos

Processo: 21/05053-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mauro Carlos Costa Ribeiro
Beneficiário:Gabriela Sabença Dias de Sousa
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/21070-5 - Espectroscopia vibracional com resolução espacial, AP.TEM
Assunto(s):Espectroscopia molecular   Transição de fase   Solventes eutéticos profundos   Líquidos iônicos   Diagrama de fases   Espectroscopia Raman
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagrama de Fases | espectroscopia infravermelho | espectroscopia Raman | líquidos iônicos | Solventes eutéticos profundos | Espectroscopia Molecular

Resumo

Este projeto de doutorado ampliará a linha de pesquisa em líquidos iônicos desenvolvida no Laboratório de Espectroscopia Molecular (LEM/IQ-USP) para outros solventes alternativos, a saber, solventes eutéticos profundos (deep eutectic solvents, DES). Os DES são tipicamente formados pela mistura de um componente aceitador e outro doador de ligação de hidrogênio, de tal modo que a mistura apresenta ponto de fusão muito abaixo do que seria esperado para uma solução ideal. A natureza das interações moleculares e a estrutura local resultante serão estudadas neste projeto por espectroscopia vibracional (infravermelho e Raman). Os sistemas que estarão no foco do trabalho são misturas de sais de alquilamônio e ácidos carboxílicos ou polióis. Entre as principais aplicações propostas para esses tipos de DES destacam-se captura de CO2, meios para reações químicas e processamento de biomassa. Neste projeto, os espectros vibracionais serão obtidos em função da composição e temperatura a fim de explorar o diagrama de fases sob o ponto de vista microscópico, ou seja, acompanhando as mudanças estruturais em ambas as fases sólida e líquida dos componentes e da solução resultante. Assim, a ruptura das estruturas dos componentes originais e as novas interações específicas responsáveis pelo grande desvio da idealidade serão identificadas. Métodos de química quântica computacional serão usados para auxiliar na análise dos espectros com cálculos da geometria de equilíbrio, orbitais moleculares e frequências vibracionais de clusters dos íons e moléculas dos DES. A partir do uso de celas de diamante (Diamond Anvil Cell, DAC) para espectroscopia vibracional em pressão elevada (na faixa de GPa), a discussão dos diagramas de fases será estendida com o efeito da variável pressão, um tópico praticamente ausente na literatura científica de DES. O estudo em alta pressão é particularmente interessante pelo efeito resultante na ligação de hidrogênio, a qual é uma das principais causas atribuídas à formação de DES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, GABRIELA S. A.; SOUZA, RAFAEL M. DE; RIBEIRO, MAURO C. C.. Molecular Dynamics Simulation Study of the Far-Infrared Spectrum of a Deep Eutectic Solvent. Journal of Physical Chemistry B, v. 126, n. 30, p. 11-pg., . (20/06766-9, 16/21070-5, 21/05053-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.