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Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas

Processo: 21/13452-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Juliana da Cunha Carlos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/05068-9 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, AP.EP
Assunto(s):Educação especial   Educação inclusiva   Inclusão escolar   Gestão democrática da educação   Qualidade da educação   Parceria colaborativa universidade-escola

Resumo

A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva possibilita a educação para todos e vislumbra o desenvolvimento de alunos elegíveis aos serviços da educação especial considerando suas especificidades. Para tanto, as ações da comunidade escolar devem possibilitar que o aluno supere possíveis dificuldades a partir de adequações que sua condição requer com o intuito de oportunizar o acesso as mesmas práticas que são ofertadas as pessoas sem deficiências. Associados aos aspectos pedagógicos, ações administrativas e de posicionamento pessoal e profissional, devem ser problematizadas, analisadas e planejadas para que o contexto educacional se constitua como espaço inclusivo. Assim, objetiva-se neste estudo discutir, planejar, implementar e avaliar ações inclusiva que perpassam os aspectos das práticas pedagógicas, administrativas e atitudinais que indicadas ao aluno elegível aos serviços da educação especial (ESEE) que por meio da assessoria colaborativa da universidade, possam ser empregadas em diferentes contextos. Os participantes serão alunos (as) ESEE e/ou com dificuldades em sala regular do Ensino Fundamental e ensino médio, bem como toda comunidade escolar. Ao final do desenvolvimento desse projeto almeja-se a melhoria da qualidade do ensino, e que possam resultar em atitudes inclusivas e, como consequência, alcançar melhores índices de desempenho. (AU)

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