Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de biossensor eletroquímico baseado na tecnologia CRISPR/Cas para detecção do vírus causador da Leucemia de Células T (HTLV-1) e da bactéria Staphylococcus aureus a partir de dispositivos point-of-care

Processo: 21/09706-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Dagwin Wachholz Júnior
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50867-3 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica, AP.TEM
Assunto(s):Métodos bioanalíticos   Técnicas biossensoriais   Repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente espaçadas   Leucemia de células T   Eletroanalítica   Staphylococcus aureus   Sistemas automatizados de assistência junto ao leito
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cas | Crispr | Dispositivo eletroquímico | eletroanalítica | Leucemia | point-of-care | Staphylococcus aureus | Bioanalítica

Resumo

O diagnóstico precoce e eficiente de doenças é essencial para uma rápida e correta escolha do tratamento, a fim de evitar complicações e aumentar a taxa de sobrevivência. O desenvolvimento de novas tecnologias para detecção de biomarcadores surge como alternativa para os métodos atualmente disponíveis e uma das abordagens mais interessantes atualmente é a utilização dos sistemas CRISPR/Cas para detecção de ácidos nucleicos. Esses sistemas, porém, baseiam-se em fluorescência, apresentando desvantagens se comparado com as técnicas eletroquímicas. Assim, o presente trabalho de doutorado terá como objetivo a utilização da tecnologia inovadora de CRISPR/Cas para o desenvolvimento de biossensores eletroquímicos point-of-care altamente sensíveis e seletivos para a detecção simultânea de material genético de vírus e bactérias. O dispositivo será construído a partir da imobilização de sequências de nucleotídeos modificados com sondas eletroquímicas, que após o contato com as enzimas Cas e material genético alvo, serão clivadas e o sinal redox acompanhado antes e após inserção da sequência alvo. Esse sistema será desenvolvido para detectar o vírus causador da Leucemia de Células T e a bactéria Staphylococcus aureus, porém permitirá também a construção de uma plataforma universal para detecção de outras doenças, pela simples modificação das sequências alvo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTO, LOURENCO HENRIQUE BITTAR; WACHHOLZ, DAGWIN; KUBOTA, LAURO TATSUO. A simple and low-cost portable potentiostat with real-time data sharing for wireless electrochemical analyses. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY, v. 937, p. 9-pg., . (14/50867-3, 21/09706-0, 13/22127-2)
WACHHOLZ JUNIOR, DAGWIN; DEROCO, PATRICIA BATISTA; KUBOTA, LAURO TATSUO. A copper-based metal-organic framework/reduced graphene oxide-modified electrode for electrochemical detection of paraquat. Microchimica Acta, v. 189, n. 8, p. 12-pg., . (21/09706-0, 19/00166-2, 13/22127-2, 14/50867-3)
DEROCO, PATRICIA BATISTA; WACHHOLZ JUNIOR, DAGWIN; KUBOTA, LAURO TATSUO. Paper-based Wearable Electrochemical Sensors: a New Generation of Analytical Devices. Electroanalysis, v. N/A, p. 12-pg., . (21/14732-0, 14/50867-3, 13/22127-2, 19/00166-2, 21/09706-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.