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Diálogos possíveis: outros olhares para o teatro português no início da Era Moderna

Processo: 21/11276-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Elisabeth Brait
Beneficiário:Carlos Junior Gontijo Rosa
Supervisor no Exterior: Rodrigo Cacho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:19/20703-2 - Ao gosto Português: a cultura popular em diálogo em releituras cômicas do teatro europeu na segunda metade do século XVIII, BP.PD
Assunto(s):Teatro (literatura)   Comédia   Adaptação teatral   Cultura popular   Arte portuguesa   Portugal

Resumo

Este projeto é parte da pesquisa de pós-doutorado "Ao gosto português: a cultura popular em diálogo em releituras cômicas do teatro europeu na segunda metade do século XVIII". O objetivo principal da pesquisa de pós-doutorado é examinar as adaptações portuguesas de peças sérias europeias produzidas na segunda metade do século XVIII - com foco em como os graciosos modificam os textos, de modo a torná-lo mais acessível ao público popular português coetâneo. Ao ler os textos desse período pelas lentes da perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e o Círculo, minha hipótese é a de que o mecanismo usado pelos escritores que "acomodaram" tais peças ao gosto português cria um efeito de carnavalização que subverte a cultura oficial. Para esta pesquisa no exterior, o objetivo principal é propor o diálogo entre o corpus, o chamado "teatro de cordel", e a teoria, de modo a promover a análise do teatro popular português setecentista pela óptica bakhtiniana. O interesse do estágio, portanto, está no encontro com outras perspectivas exotópicas, como a minha própria o é, sobre a literatura barroca ibérica. Além disso, estar em uma renomada instituição, como a Universidade de Cambridge, acrescenta a oportunidade de intercambiar ideias com outros pesquisadores interessados, com temas de pesquisas similares aos nossos, além de ser possível acessar importantes centros de estudos focados na teoria bakhtiniana. Também, o acesso a Portugal e a arquivos nacionais portugueses, o que pode acrescentar ainda mais à pesquisa, é consideravelmente mais fácil do Reino Unido do que se estiver no Brasil. Além de contribuir para nosso entendimento de um período histórico-literário negligenciado do teatro português, a importância desta pesquisa reside na análise dos mecanismos que historicamente têm afirmado (e reprimido) a cultura popular no contexto da Península Ibérica. (AU)

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