Busca avançada
Ano de início
Entree

Incidência de feminicídio em Campinas durante a pandemia de Covid-19

Processo: 21/12234-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ricardo Carlos Cordeiro
Beneficiário:Eduarda de Castro Marins Jeronimo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Violência   Violência (criminologia)   Violência de gênero   Violência contra a mulher   Feminicídio   Isolamento social   Vulnerabilidade social   Campinas (SP)

Resumo

O feminicídio corresponde ao homicídio feminino motivado especificamente por questões de gênero e é comumente cometido no ambiente doméstico, por homens com os quais as vítimas tinham relações pessoais. Nesse sentido, o isolamento social adotado como medida de contenção da pandemia de Covid-19 -causada pelo vírus SARS-CoV-2 desde dezembro de 2019 e declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020- aumentou a vulnerabilidade de muitas mulheres à violência doméstica e ao feminicídio em que ela pode culminar. Esse fenômeno ocorreu devido à redução do acesso das vítimas a serviços de assistência e a testemunhas externas à sua residência, além de à potencialização da instabilidade emocional dos agressores mediante a crise social e econômica, e foi observado em diversos países, incluindo o Brasil. Diante disso, este estudo objetiva averiguar se houve crescimento anormal do número de feminicídios na cidade de Campinas de março de 2020 a setembro de 2021, em relação ao período não-pandêmico. Para isso, serão utilizados dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas referentes aos homicídios femininos de janeiro de 2010 a setembro de 2021, a partir dos quais serão estimados os números de feminicídios, tendo como base porcentagens encontradas por trabalhos de campo já realizados pelo Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos da Unicamp (epiGeo). Em seguida, um diagrama controle comparará as incidências mensais do período de interesse às incidências médias mensais dos anos anteriores, analisando se houve ou não uma epidemia de feminicídios durante a pandemia de Covid-19. Desse modo, a pesquisa fomentará a discussão sobre a gravidade da ocorrência de violência de gênero no ambiente domiciliar, assim como ratificará a importância da elaboração de ações de prevenção aos crimes e de proteção às vítimas, fundamentais tanto no contexto pandêmico quanto fora dele. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)