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Desmistificando a ciência: um caminho para uma política de divulgação científica

Processo: 19/21570-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de março de 2022
Vigência (Término): 14 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
Beneficiário:Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
Pesquisador Anfitrião: Marcelo Gleiser
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Local de pesquisa: Dartmouth College, Estados Unidos  
Assunto(s):Ciência e tecnologia   Comunicação científica   Divulgação científica   Jornalismo científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência e Tecnologia | Comunicação Científica | Divulgação Científica | Jornalismo Científico | scientific literacy | Divulgação científica

Resumo

Existe uma relação direta de causa e efeito entre o desenvolvimento socioeconômico de um país e o seu investimento em ciência e tecnologia. No Brasil, além do baixo investimento, percebe-se também que as iniciativas de divulgação de C&T são pontuais e dependem mais da vontade do pesquisador do que projetos ou programas destinados à consciência científica da população. Como não há uma cultura de divulgação científica ou um programa que una esforços em busca de uma scientific literacy efetiva, a ciência fica cada vez mais distante da sociedade. Pesquisas sobre percepção pública da ciência indicam que no Brasil, apesar da população acreditar na ciência, não conhece pesquisadores, instituições de pesquisa e até conceitos bastante simples sobre ciência. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo compreender como está configurada a cultura de scientific literacy nos EUA e compará-la às iniciativas brasileiras, de modo que tal compreensão possa indicar caminhos para uma política de divulgação científica mais efetiva no estado de São Paulo. Como resultado espera-se contribuir com a proposição de um programa de divulgação científica para o governo do estado de São Paulo, que integre as instituições de ensino e de pesquisa públicas. A proposição de tal programa visa à reunião de esforços hoje dispersos e a aproximação entre ciência e cidadão, de modo a torná-lo um participante ativo das discussões sobre C&T e consciente de como estas afetam seu cotidiano. (AU)

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