Busca avançada
Ano de início
Entree

Qual a importância dos Agentes Comunitários de Saúde para populações socialmente vulneráveis em um contexto de pandemia de Covid-19?

Processo: 21/08702-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Eliana Goldfarb Cyrino
Beneficiário:Marcelo Colombini Ranieri
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Agentes comunitários de saúde   Sistema Único de Saúde   Vulnerabilidade social   Vulnerabilidade em saúde   COVID-19   Botucatu (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agente comunitário de saúde | atenção primária a saúde | Covid-19 | cuidado | Sus | vulnerabilidade social | saúde

Resumo

O Brasil apresenta um dos maiores sistemas de saúde universal do mundo, tendo seu modelo ancorado em uma complexa rede de Atenção Primária à Saúde (APS). A Estratégia de Saúde da Família (ESF) possibilitou um melhor enfrentamento da pandemia de Covid-19 devido a seus atributos de responsabilidade territorial e orientação comunitária. Nesse modelo, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) se apresentam como profissionais responsáveis por mediar esse contato entre a população e as Unidades de Saúde. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é compreender a percepção dos ACS de Botucatu, SP, sobre sua atuação na promoção de políticas públicas de saúde frente às vulnerabilidades sociais de determinadas populações no atual cenário de crise epidemiológica. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, na qual serão realizadas entrevistas abertas com uma amostra intencional de ACS da cidade de Botucatu. Os dados serão transcritos e interpretados a partir da análise de conteúdo. Os elementos do texto serão classificados em um sistema de categorias com núcleos temáticos para a posterior discussão dos resultados. Espera-se como resultado, compreender a importância e atuação dos ACS durante a pandemia de Covid-19 e de que forma suas ações operaram sobre os Determinantes Sociais de Saúde de populações em vulnerabilidade social. A pesquisa deverá contribuir para a construção de conhecimento sobre as potencialidades e desafios da APS no manejo da crise sanitária em questão, tendo enfoque no trabalho dos ACS e sua essencialidade para a promoção de políticas de saúde que apresentem coesão com o tecido social, possibilitando a fundamentação de um SUS mais democrático, universal e equitativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)