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Traçando uma comparação entre Brasil e Espanha: o papel das emoções na construção e difusão da desinformação no Twitter

Processo: 21/09143-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 31 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Claudio Luis de Camargo Penteado
Beneficiário:Julia Marks Santana Chaves
Supervisor no Exterior: Eva Campos-Domínguez
Instituição-sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Valladolid (UVa), Espanha  
Vinculado à bolsa:20/10641-7 - Affective Publics: como o discurso e o afeto impactam nos conflitos em redes sociais online, BP.IC
Assunto(s):Desinformação   Mídias sociais   Emoções   Fake news   Comunicação e política   Marketing político   Brasil   Espanha

Resumo

Em consequência da revolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da emergência de novas práticas colaborativas online por meio das redes sociodigitais, como o Twitter -plataforma que será estudada nessa pesquisa-, intensificaram-se os conflitos sociais, as polarizações afetivas, as desinformações e as expressões por meio de sentimentos e emoções. No campo da comunicação política é inevitável falar do papel que o Twitter teve no marketing político digital do atual presidente Jair Bolsonaro em 2018 e na do político espanhol Santiago Abascal (presidente do VOX) em 2019. Em ambos países é possível fazer uma relação entre os políticos, visto que em ambos os casos pode-se notar o discurso populista contra o establishment, mas também uma compatibilidade do cenário político, marcado pela alta conflitividade política, pela intensificação dos processos de polarização -ideológica e afetiva- e da desinformação. Deste modo, entendendo a centralidade que tanto o Brasil como a Espanha ocupam nos estudos sobre comunicação política, e em específico nos meios online, esse projeto busca utilizar da experiência espanhola e da experiência brasileira no projeto "Flujos de desinformación, polarización y crisis de la intermediación mediática (Disflows)", coordenado pela Professora e Doutora Eva María Campos Domínguez, pesquisadora anfitriã dessa pesquisa. Destarte, esse projeto objetiva entender qual é o papel das emoções, e da polarização afetiva, na construção e disseminação de desinformações, a partir da análise de emoções e da análise discursiva, tecendo um comparativo entre os conflitos políticos do Brasil e da Espanha. (AU)

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