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Relicários do íntimo: os diários de Adolfo Bioy Casares e Ricardo Piglia

Processo: 20/16675-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 21 de março de 2026
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Márcio Orlando Seligmann-Silva
Beneficiário:Carla Carolina Moura Barreto
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/06945-9 - Relicários do íntimo: os diários de Adolfo Bioy Casares e Ricardo Piglia, BE.EP.DR
Assunto(s):História da literatura   Diários   Arquivos   Memória   Testemunho   Autoria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivo | Autoria | Diário íntimo | memória | Testemunho | Teoria e História Literária

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as obras Descanso de caminantes (2001), do escritor argentino Adolfo Bioy Casares, e Los Diários de Emilio Renzi, do também argentino Ricardo Piglia, publicados em três volumes: Años de formación (2015), Años felices (2016) e Un día en la vida (2017), com o intuito de debater de que forma os autores reelaboram, por meio da rememoração e da reinvenção de si, suas vidas dentro de seus diários, de modo a examinar as singularidades das narrativas de Casares e Piglia dentro da categoria diários de escritores (GIORDANO, 2017). Ademais, pretende-se discutir o processo de construção das memórias dos narradores-personagens tanto no sentido micro (que diz respeito às experiencias pessoais de cada narrador), como no macro (que se refere às questões históricas apresentadas nas obras), em busca de compreender de que maneira o processo rememorativo individual é representado dentro dos diários selecionados, bem como sua relação com a memória coletiva (HALBWACHS, 1990) e com o arquivo (DERRIDA, 2001); (ASSMANN, 2011). Além disso, o estudo também pretende promover um debate sobre o lugar do testemunho nas narrativas, bem como discutir os conceitos de autoria; e a problematização da figura autoral nas obras, observando como realidade/ficção, memória/História, eu/outro, se entrelaçam nas narrativas. Para tanto, o trabalho terá como principal base teórica/crítica Lejeune (2007; 2014), Ricoeur (2007), Halbwachs (1990), Derrida (2001), Barthes (2004;2015), Foucault (2004;2009), Giordano (2017), Seligmann-Silva (2003;2008), entre outros. (AU)

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