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Economia criativa do audiovisual brasileiro independente: o papel da criatividade e o impacto da inovação no cenário produtivo das séries televisivas nacionais: avaliação e propostas

Processo: 21/11242-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Acordo de Cooperação: CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Pesquisador responsável:Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Beneficiário:Mateus Lacerda Neto
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/23828-0 - Economia criativa do audiovisual brasileiro independente: o papel da criatividade e o impacto da inovação no cenário produtivo das séries televisivas nacionais: avaliação e propostas, AP.R
Assunto(s):Produção artística   Produção cultural   Multimeios   Ficção (gênero)   Economia criativa   Incentivo cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Criativa | Inovação | Produtoras independentes | Séries televisivas brasileiras | Economia Criativa

Resumo

Este projeto se propõe a investigar como as mudanças no fomento das produtoras independentes nacionais impactaram, quantitativa e qualitativamente, o conjunto de obras de ficção seriada produzidas entre 2016 e 2020 - período que vai do início do governo de Michel Temer até o fim do primeiro biênio do governo de Jair Bolsonaro. Em termos empíricos, objetiva-se analisar as seis produtoras independentes do eixo Rio-São Paulo e as seis produtoras independentes do Nordeste que mais tiveram obras de ficção seriada produzidas e exibidas através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) nos últimos quinze anos. Por meio de uma análise comparativa da lógica produtiva, de estrutura de funcionamento e da variedade da cartela de produtos, será possível compreender as atuais condições e os prognósticos institucionais da economia criativa do audiovisual independente brasileiro frente às transformações tecnológicas, políticas e econômicas que se apresentam. A partir de uma concepção de economia criativa ancorada na ideia de inovação, empreendedorismo e soluções tecnológicas, vislumbra-se o desenvolvimento de ações que possam aprofundar a retroalimentação entre a pesquisa e o setor audiovisual brasileiro, como a criação de um Hub Criativo destinado à incubação de produtoras independentes interessadas em desenvolver projetos de ficção seriada por meio de consultorias, mentorias, oficinas e workshops; a indução de acordos de coprodução entre produtoras de São Paulo e da Paraíba; e a oferta de disciplinas condensadas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da USP e da UFPB. (AU)

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