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Relação professor-aluno e desempenho escolar na adolescência: uma revisão integrativa de literatura

Processo: 21/05754-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Mariana de Oliveira Risso
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia cognitivo-comportamental   Rendimento escolar   Autoeficácia   Adolescência   Revisão integrativa   Pesquisa bibliográfica

Resumo

A adolescência é considerada uma fase na qual profundas modificações físicas, cognitivas, emocionais e sociais ocorrem na vida de uma pessoa. Neste período, os jovens passam uma grande quantidade de tempo na escola, um local de socialização, responsável por ensinar comportamentos e valores culturais, além de influenciar na formação da identidade dos adolescentes. Ela pode ser um espaço que promove fatores de proteção e cuidado para seus estudantes, e a relação entre o professor e seu aluno exerce papel fundamental em um maior engajamento e desempenho escolar dos jovens, menores riscos de fracasso, desenvolvimento pessoal, satisfação com o ambiente escolar, sentimento de pertencimento, menores quantidades de faltas escolares, suspensões e abandono escolar. O desempenho escolar, em termos educacionais, é o resultado da aprendizagem produzida no aluno que foi gerada pelas atividades educativas do professor. A literatura reporta diversas características da relação professor-aluno que podem influenciar no desempenho escolar dos estudantes: percepções de conflito/proximidade, gênero, etnia, crenças de autoeficácia docente, além de algumas tensões quanto à quais fatores influenciam mais no desempenho e se de uma forma direta ou indireta. Considerando o exposto, o objetivo desta pesquisa é investigar as associações entre a relação professor-aluno e o desempenho escolar de estudantes adolescentes. Isso será feito através de uma revisão bibliográfica sistemática integrativa de literatura. Espera-se compilar, categorizar e comparar os estudos encontrados de modo a entender como a relação professor-aluno influencia ou não o desempenho escolar de adolescentes, e encontrar lacunas e sugestões de pesquisas e intervenções no campo.(AU)

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