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Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica

Processo: 19/27033-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Beneficiário:Rodrigo de Siqueira Bicudo
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação científica   Comunicação científica   Literacia científica   Ciência aberta   Roteiros   Análise didática

Resumo

Este projeto visa investigar a percepção pública da ciência de jovens estudantes por meio de instrumentos de pesquisa que serão aplicados após atividades de educação e divulgação da ciência sobre a forma como a ciência funciona e produz conhecimentos. Serão analisadas metodologias didáticas e ferramentas comunicacionais que possibilitem uma melhor compreensão, por parte dos alunos, dos métodos que a ciência utiliza para compreender e explicar a realidade. Deste modo, serão elaboradas e analisadas ações que possam aproximar o público da ciência produzida nos meios acadêmicos, tendo em vista a disseminação de movimentos de negacionismo da ciência, falácias pseudocientíficas e notícias falsas. Serão abordados temas associados ao conhecimento científico atual, como, por exemplo, o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Será avaliada a forma como vídeos, notícias e artigos, em particular na internet, estão associados à dinâmica dos movimentos contra a ciência e à percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas. A análise de exemplos históricos de movimentos anticiência e das suas consequências em termos sociais será abordada nestas apresentações. Serão também elaborados roteiros didáticos que possam ser usados para ajudar os alunos a identificar afirmações pseudocientíficas, notícias falsas, declarações desprovidas de evidências experimentais e raciocínios destituídos de consistência lógica. (AU)

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