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Controle de habilidades manipulativas e coordenação olho-mão em idosos

Processo: 19/21749-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 09 de janeiro de 2023
Vigência (Término): 08 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Renato de Moraes
Beneficiário:Renato de Moraes
Pesquisador Anfitrião: John Randall Flanagan
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Queen's University, Canadá  
Assunto(s):Comportamento motor   Coordenação motora   Habilidades motoras   Controle motor   Olho   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Motor | Coordenação olho-mão | habilidades manipulativas | Movimento dos Olhos | Comportamento Motor

Resumo

A capacidade de executar habilidades manipulativas finas é um atributo exclusivo do ser humano e o interesse em investigar habilidades motoras manipulativas em idosos está crescendo. A execução de tarefas manipulativas requer o mapeamento entre informações sensoriais e movimento das mãos. Entre os diferentes sistemas sensórios-motores, o sistema visuomotor desempenha um papel essencial no controle das habilidades manipulativas, principalmente em idosos. Este sistema está envolvido na transformação de informações visuais em comandos motores apropriados para executar a tarefa manual com eficiência. A organização e o controle de tarefas manipulativas dependem da extração adequada de informações visuais, e o olhar desempenha um papel essencial nesse processo. Embora a coordenação olho-mão seja um aspecto notável do controle bem-sucedido das habilidades manipulativas, esse aspecto não tem sido sistematicamente investigado em idosos. Portanto, a presente proposta aborda esses aspectos por meio de três estudos diferentes. O Estudo 1 tem como objetivo examinar a conexão entre as fases de ação e o comportamento do olhar ao aprender uma tarefa que envolve demandas espaciais e temporais em idosos. Neste estudo, examinaremos a coordenação olho-mão em idosos em uma tarefa na qual os participantes moverão um cursor para atingir alvos visuais sucessivamente, o mais rápido possível, mantendo o cursor ativamente dentro da zona de destino (fase de espera) por um período de tempo necessário, antes de mover para o próximo alvo (fase de transporte). Este estudo nos permitirá investigar a aquisição de habilidades e o comportamento visual associado a esse aprendizado em idosos em uma tarefa manipulativa que compreende uma sequência de fases de ação. A aquisição de habilidades em tais tarefas envolve uma transição do controle reativo (comandos motores disparados por eventos sensoriais sinalizando a conclusão da fase atual) para o controle preditivo (comandos motores iniciados antes da conclusão da fase atual). Examinar o comportamento do olhar no decurso da aquisição de habilidades motoras em idosos trará novas insights sobre o controle do olhar em idosos. O Estudo 2 tem como objetivo investigar a coordenação olho-mão em uma habilidade motora manipulativa na qual uma tarefa cognitiva é usada para competir pelo olhar em idosos. O uso da competição pelo olhar pode revelar as funções mais críticas do olhar na ação manual. Ou seja, devido à necessidade de executar duas tarefas simultaneamente, o olhar será direcionado para a tarefa manual somente quando for mais necessário para concluir a tarefa com êxito. Os participantes deverão alcançar e pegar uma bolinha de gude e inseri-la em uma abertura usando a mão dominante. Haverá um estande com três aberturas, e a abertura para inserir a bolinha de gude será identificada por uma luz localizada ao lado da abertura. O aparecimento da luz indicará o início da tarefa. Simultaneamente, os participantes monitorarão uma série de letras (C e U) apresentadas em uma tela na frente deles, enquanto executam a tarefa de encaixe da bolinha de gude. Eles pressionarão um botão com a mão não dominante quando virem um U na tela. O Estudo 3 tem como objetivo examinar a competição pelo olhar em uma tarefa manipulativa na qual duas tarefas motoras serão realizadas simultaneamente em idosos. O Estudo 3 examinará a coordenação olho-mão quando a competição pelo olhar resultar da realização de duas tarefas motoras simultâneas. Neste estudo, será utilizado um segundo estande, e os participantes realizarão a tarefa com as duas mãos ao mesmo tempo. De particular interesse nesse estudo é saber se os idosos moverão as duas mãos de forma assíncrona, o que pode reduzir a competição pelo olhar em momentos cruciais durante a realização da tarefa em questão. Esta série de estudos fornecerá novas informações sobre a coordenação olho-mão em idosos, que é um componente essencial de várias atividades da vida diária. (AU)

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