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A obra de Marie Laurencin no mercado de arte internacional e periférico: circulação, valor e discursos

Processo: 21/08212-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 24 de janeiro de 2022
Vigência (Término): 23 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Gabriel Ferreira Zacarias
Beneficiário:Letícia Asfora Falabella Leme
Supervisor no Exterior: Sophie Cras
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:20/05928-5 - Duas décadas de entusiasmo: a recepção e circulação da obra de Marie Laurencin no Brasil (1940-1959), BP.MS
Assunto(s):Arte moderna   Mercado de arte   Obra de arte   História da arte   Internacionalização

Resumo

Este projeto de pesquisa visa compreender o processo de internacionalização da obra de Marie Laurencin no mercado "periférico" de arte moderna, em particular no Brasil e na América do Sul. Estudaremos a circulação de sua obra, a valorização de suas pinturas e os discursos críticos sobre seu trabalho, considerando os movimentos do mercado francês e das redes globais construídas pela arte moderna. Partindo de um estudo sobre a recepção da artista no Brasil, esta pesquisa no exterior visa integrar um novo corpus documental que, além dos documentos estudados no Brasil (em particular na imprensa brasileira), ajude a estabelecer uma compreensão verdadeiramente global acerca da difusão da arte de Laurencin e, portanto, entender melhor as formas de circulação da arte moderna no próprio mercado internacional. Com a consulta aos arquivos dos principais marchands de Laurencin da época e aos acervos documentais de galerias, casas de leilões e museus parisienses, será possível compreender de forma mais efetiva o processo de chegada de suas obras ao Brasil, assim como sua conexões com as redes globais de difusão da arte moderna. Além disso, será possível elucidar como as narrativas sobre a artista, criadas no contexto francês, ressoam nos discursos sobre ela veiculados pela crítica e pelos jornais brasileiros. (AU)

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