Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração, inter-calibração e processamento de dados capturados por radiômetros hiperespectrais e câmeras multiespectrais embarcadas em drone.

Processo: 21/11226-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Alisson Fernando Coelho do Carmo
Beneficiário:Adilson Berveglieri
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:21/03110-8 - Monitoramento automatizado de recursos hídricos para detecção de macrófitas por meio de técnicas de visão computacional e modelos bio-ópticos com integração de imagens multiespectrais de satélite e de drone, AP.PIPE
Assunto(s):Veículos aéreos não tripulados   Fotogrametria

Resumo

Uma plataforma embarcada em drone deverá ser produzida para carregar os diferentes sensores: receptor GNSS, câmera multi/hiperespectral e espectrorradiômetros. O levantamento em campo deverá seguir um planejamento adequado para coletar imagens com qualidade geométrica e radiométrica. Os sensores deverão ser calibrados individualmente para determinar seus parâmetros internos com precisão. Além disso, a calibração entre os sensores, o que inclui as distâncias (lever-arm) e os ângulos de desalinhamento (boresight) também precisam ser determinados para que todos os dados possam ser integrados. É fundamental combinar o pixel da imagem com a correspondente medida feita pelo espectrorradiômetro. Para isso, procedimentos fotogramétricos de calibração e orientação de imagens junto com processamento de imagens devem ser empregados para produzir ortomosaicos hiperespectrais georreferenciados. A partir deles, parâmetros de qualidade da água poderão ser estimados por meio de curvas espectrais, análise de imagens e/ou algoritmos de inteligência artificial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)