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Teste de criatividade figural: busca por evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas do tipo convergente

Processo: 21/06366-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Tatiana de Cássia Nakano
Beneficiário:Laís Rovina Batagin
Instituição-sede: Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicometria   Avaliação psicológica

Resumo

A criatividade vem sendo ressaltada como uma característica essencial no século XXI. No entanto, apesar dessa valorização, o Brasil não conta, no momento, com nenhum teste aprovado para avaliação desse construto em adolescentes e adultos. Diante dessa lacuna, o presente estudo visa a investigação das evidências de validade de um teste para uso nessa população, por meio da adaptação de um instrumento desenvolvido inicialmente para avaliar a criatividade figural de crianças (Teste de Criatividade Figural Infantil). O estudo buscará investigar evidências de validade com base na relação com variáveis externas do tipo convergente. A amostra será composta por 100 participantes, estudantes de ensino médio e superior, de ambos os sexos, sem limitação de idade. Os participantes responderão ao teste citado e ao Teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. As análises de dados serão conduzidas pela docente responsável pelo projeto. Inicialmente a estatística descritiva de cada medida e seus fatores será estimada. A correlação de Pearson será empregada visando-se verificar as evidências de validade do tipo convergente.

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