Busca avançada
Ano de início
Entree

Persuasão, imagem e recepção: a propaganda bolsonarista durante o mandato presidencial

Processo: 21/06184-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Tarcisio Torres Silva
Beneficiário:Tiago de Oliveira Martins
Instituição-sede: Faculdade de Artes Visuais. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Relações públicas   Propaganda política   Mídias sociais   Dinâmica de políticas   Mandato   Imagem

Resumo

Este projeto busca compreender as estratégias visuais utilizadas na formação da identidade de líderes políticos no mundo contemporâneo. Para isso, analisaremos imagens do atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro e a manutenção de sua base de apoio dentro das redes sociais. Serão ressaltados vídeos e fotografias selecionados do presidente em eventos por este promovidos, considerando a repercussão das mesmas por meio da intepretação oferecida por jornalistas e acadêmicos nos veículos de comunicação. Como contraponto, observaremos o engajamento que os mesmos eventos provocaram nas redes sociais oficiais do presidente. Pretende-se demonstrar que, apesar da interferência tecnológica na dinâmica política contemporânea, a abordagem dos fatos pautada em meias verdades ainda é recorrente em imagens como as que serão analisadas na pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)