Busca avançada
Ano de início
Entree

As experiências de estudantes indígenas nos cursos públicos de Medicina no Brasil

Processo: 21/07526-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Willian Fernandes Luna
Beneficiário:Vandicley Pereira Bezerra
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Ensino superior   Indígenas   Entrevista   Análise documentária   Análise de conteúdo   Século XX

Resumo

Historicamente, as universidades possuem pouca presença de indígenas. No Brasil, no século XXI, estratégias foram sendo criadas a partir de demandas do movimento indígena, culminando com a implantação de ações afirmativas em algumas universidades. Assim, desde 2007, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) os cursos de graduação possuem uma vaga extra destinada a indígena, por meio de vestibular específico, o que provocou a inserção desses na graduação em medicina. Todavia pouco se investigou sobre quem são esses indígenas, de quais povos e quais as suas trajetórias acadêmicas e profissionais. É sabido que alguns se desligaram da graduação, mas se desconhece as motivações para essa evasão. Ademais, não são conhecidas as estratégias que impactaram a permanência e a conclusão do curso. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória histórica e as vivências relacionadas à permanência dos indígenas estudantes de medicina na UFSCar. Será buscado mapear os que ingressaram no curso de 2007 a 2020, reconhecendo as experiências e os fatores relacionados à permanência, evasão e conclusão do curso. Será realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas e análise documental, com realização de análise temática de conteúdo. Espera-se conhecer como os indígenas têm vivenciado o curso de medicina, relações interpessoais, estratégias de enfrentamento de dificuldades e formas de viver e conviver na escola médica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)