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Alda Lodi e a formação de professores: uma análise das provas do Instituto de Educação de Minas Gerais

Processo: 21/10505-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Reginaldo Virginio da Silva Filho
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Acervo museológico   História   Matemática

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica analisa um conjunto de provas realizadas por professoras na década de 1950. O material pertence ao acervo Alda Lodi, personagem importante do movimento de renovação na formação de professores a partir do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Mobilizando referenciais dados por Hofstetter; Schneuwly (2017) e Bertini; Morais; Valente (2017), dentre outros, o estudo intenta dar resposta à questão: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi nas correções das provas aplicadas por ela no IEMG? (AU)

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