Busca avançada
Ano de início
Entree

Os parâmetros curriculares nacionais de Matemática: um inventário analítico dos pareceres

Processo: 21/09762-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Jessica Ramos Lucas
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Educação matemática   Ensino fundamental   Formação de professores   Inventário   Saberes escolares

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal a elaboração de um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre versão preliminar dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o Ensino Fundamental, documentos de circulação restrita, que buscaram contribuir com a forma final dessa documentação curricular nacional. O inventário irá compor um material de pesquisa para outros estudos em desenvolvimento do Projeto Temático "A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990", coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, que compreende e se concentra na pluralidade de sentido das Matemáticas, evidenciando a Matemática da formação de professores e do ensino. A proposta analisará as discussões que são colocadas em destaque pelos pareceres emitidos no processo de produção dos PCN de Matemática, analisando principalmente as críticas dos pareceristas, dando ênfase ao processo produtivo de saberes da matemática do ensino e da formação de professores naquele período. Ademais, contribuirá com a elaboração de um catalogo de informações referentes a esses documentos ainda não tratados de modo sistematizado pela comunidade da Educação Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)