Busca avançada
Ano de início
Entree

Plataformas digitais e os novos territórios de controle dos trabalhadores: o caso da iFood em Presidente Prudente

Processo: 20/14966-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Thomaz Júnior
Beneficiário:Gabriel Agostini Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia da informação   Saúde do trabalhador   Plataformas digitais   Território   Precarização do trabalho   Pesquisa empírica   Avaliação de risco à saúde humana   Presidente Prudente (SP)

Resumo

A chamada inclusão marginal ganhou força com o advento das Tecnologias de Informação (TI) ou das Plataformas Digitais, e a criação de diversas empresas aplicativos, que começaram como startups e atualmente já são consideradas as maiores empregadoras do Brasil. Nesse cenário, a precarização do trabalho se deu de muitas formas e, para entender o caso do iFood em Presidente Prudente, são necessárias pesquisas empíricas que nos mostrarão, além da atual situação de desproteção e riscos à saúde do trabalhador, como o efeito da pandemia da COVID-19 vai influenciar sobre a realidade vivida pelos motofretistas ou entregadores, demarcando novos territórios de controle; ambiente da degradação sistêmica do trabalho, expressão concreta do domínio dos algoritmos, do comando digital, objeto da Geografia do trabalho. Buscaremos entender as facetas da terceirização total e da plataformização que, juntas, impõem a magnitude e as consequências do desmonte dos direitos protetivos, que dá os passos iniciais em Presidente Prudente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)