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As marcas de correções textuais:limites e potencialidades reveladas pelas correções docentes

Processo: 21/06003-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Luzia Videira Parisotto
Beneficiário:Clara Sanches Sebastião
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua portuguesa   Ensino fundamental

Resumo

Um aspecto importante, quando se estuda o ensino de produção textual, está relacionadoà correção e avaliação realizadas pelos professores. Muitas vezes, ao considerar a línguasob uma perspectiva de código, os professores corrigem os textos somente observandoaspectos gramaticais. Todavia, quando se compreende que ensinar o aluno a produzirtextos implica municiá-lo com algo que vai além do conhecimento de regras gramaticais,tal ensino pode trazer novos desafios para o professor. Observando especificamenteaspectos relacionados à avaliação e correção de textos, alguns pesquisadores jáestabeleceram um importante percurso ao considerarem, por exemplo, o papel doscritérios de avaliação (SUASSUNA, 2017), as abordagens de revisão textual dialógica(GASPAROTTO; MENEGASSI, 2020), a concepção dos professores de ensinofundamental sobre revisão textual (SPINILLO; CORREA, 2016), dentre outros. Assim,esta pesquisa parte da necessidade de estarmos atentos aos aspectos relacionados àcorreção e à avaliação de textos, mais especificamente às marcas de correção efetuadaspor professores, em textos de alunos de quartos e quintos anos do Ensino Fundamentalde duas escolas públicas do município de Presidente Prudente/SP, perfazendo um total de40 produções textuais. Já que consideramos que o tipo de correção adotado pelo professorpode propiciar ao aluno o redebruçar-se sobre seu texto, pois algumas correçõesfavorecem a reescrita, suscitam reflexões e contribuem para a formação do produtor detextos. As questões que se colocam para esta pesquisa são: Como se caracterizam asmarcas de correção docente presentes em textos produzidos por alunos de quartos equintos anos do Ensino Fundamental? Quais marcas de correção trazem potencialidadespara a melhoria do texto, extrapolando aspectos meramente gramaticais? Quanto aosobjetivos, elencamos como objetivo geral: analisar e descrever como se materializam asmarcas de correção docente no corpus pesquisado e as potenciais contribuições pararevisões de texto que extrapolem a dimensão ortográfico-gramatical. Já os objetivosespecíficos dizem respeito a: a) verificar e categorizar as marcas de correção docente, àluz dos estudos de Serafini (1995) e Ruiz (2015), presentes nos textos de estudantes dosquartos e quintos anos do Ensino Fundamental, oriundos de um banco de produçõestextuais; b) Evidenciar inconsistências e avanços no processo avaliativo, a partir doscomentários realizados pelo professor no texto do aluno; c) Cotejar os resultados oriundosda pesquisa com o preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL,2018), no eixo da Produção de textos, no ensino fundamental. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa com enfoque descritivo-analítico.O corpus de análise desta pesquisa será composto por quarenta produçõestextuais escritas por alunos de quartos e quintos anos do Ensino Fundamental, oriundosde escolas públicas do município de Presidente Prudente/SP. As produções que serãoanalisadas fazem parte de um banco de produções de textos organizado por outraspesquisas interligadas ao Grupo de Pesquisa "Formação de professores e Práticas deEnsino na Educação Básica e Superior - FPPEEBS". Vale ressaltar que as produçõesselecionadas para compor o nosso corpus de pesquisa ainda não foram analisadas naperspectiva que estabelecemos para este estudo. Dessa forma, a partir dos dados gerados,ou seja, do levantamento das marcas de correção docente e das potenciais contribuiçõespara revisões de texto que extrapolem a dimensão gramatical, seguir-se-ão as etapas deanálise e interpretação dos elementos fornecidos. Os dados serão tabulados, categorizadose analisados à luz dos estudos de Serafini (1995) e Ruiz (2015), bem como de outrosautores, cujas pesquisas são relevantes para o entendimento da avaliação e da correção detextos produzidos por alunos.

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