Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação dos conceitos de gestão da inovação e aprendizagem organizacional no desenvolvimento de um roadmap cultural orientado a economia circular

Processo: 20/11771-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2022
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mateus Cecílio Gerolamo
Beneficiário:Ana Carolina Bertassini
Supervisor: Frank Piller
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: RWTH Aachen University, Alemanha  
Vinculado à bolsa:18/24830-6 - Desenvolvimento de uma cultura organizacional circular para um sistema produto-serviço, BP.DR
Assunto(s):Economia circular   Modelos econômicos   Gestão da inovação   Comportamento organizacional   Organizações
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circular economy | Cultural Roadmap | Innovation Management | Organizational Behavior | Organizational Learning | Gestão de Operações, Teoria das Organizações

Resumo

A Economia Circular (EC) representa um novo conceito emergente e uma nova tendência do ecossistema de negócios, com o objetivo de transformar o modelo econômico atual em um mais resiliente. Inovações disruptivas no modelo de negócios são um caminho para a transição para a EC. Produto como um serviço é um tipo de modelo circular de negócios, que é o mais poderoso para fomentar o desenvolvimento da EC, uma vez que permite a desmaterialização. Inovar em modelos de negócios requer aprendizado organizacional, flexibilidade, reconfiguração de estruturas e cultura organizacional. Além disso, a implementação do modelo de negócios Produto como serviço (PaaS) requer mudanças complexas e dinâmicas na estratégia de negócios, modelo de negócios, produto/serviço, processos, competências, cultura organizacional e valores. No entanto, poucos estudos se dedicam a estudar os aspectos organizacionais que devem ser alterados para o desenvolvimento de uma cultura orientada para a EC. Assim, o objetivo desta pesquisa é propor a utilização dos conceitos de gestão da inovação e aprendizagem organizacional para desenvolver a primeira versão do roadmap cultural de transição para a EC. Estudos semelhantes não foram encontrados na literatura e, portanto, novas perspectivas podem ser fornecidas. O desenvolvimento desta pesquisa consiste em três etapas: revisão da literatura, consulta a especialistas e aplicação piloto do roteiro. A principal contribuição é a integração dos conceitos de gestão da inovação e aprendizagem organizacional no desenvolvimento de um roteiro cultural para promover a transição para uma cultura orientada para a EC. Espera-se fornecer resultados confiáveis e práticos que promovam a transição para um sistema mais circular, aderente a diferentes empresas e culturas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)