Busca avançada
Ano de início
Entree

Protocolo de curso educativo sobre estigma relacionado ao peso corporal para profissionais de Saúde

Processo: 21/08207-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Fernanda Baeza Scagliusi
Beneficiário:Luana Cordeiro de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Obesidade   Peso corporal   Estigma   Pessoal de saúde   Análise de conteúdo   Inquéritos e questionários   Projetos piloto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação permanente | estigma | obesidade | Alimentação e Cultura

Resumo

Os impactos negativos do estigma relacionado ao peso corporal na saúde de pessoas com sobrepeso e obesidade vêm sendo estudados a fim de compreender de que forma ele se manifesta e afeta esses indivíduos, e seus efeitos deletérios são vastamente evidenciados. Ele pode ser identificado entre estudantes e profissionais de saúde, assim, é necessário desenvolver meios de educar sobre o estigma para ambos os públicos. Objetivos: elaborar um protocolo de curso educativo na modalidade à distância sobre o estigma relacionado ao peso corporal, para profissionais de saúde da atenção básica do Sistema Único de Saúde. Métodos: pretende-se estruturar o curso seguindo seis eixos principais de conteúdo programático, que serão destrinchados em tópicos menores e desenvolvidos em encontros virtuais assíncronos. Após estruturado, ele será submetido a um painel de juízes que o avaliará quanto a sua pertinência, clareza e abrangência do tema "estigma relacionado ao peso corporal", assim como sua amigabilidade. Pretende-se realizar um projeto piloto de avaliação do efeito do curso educativo, com dez profissionais de saúde que já estão inseridos como sujeitos no estudo "Apoio e análise para a implementação das ações na atenção básica da linha de cuidado para sobrepeso e obesidade nos municípios do Grande ABC paulista". O processo de análise terá um desenho misto. Ao início e ao final do curso será solicitado o preenchimento da versão traduzida e adaptada da Antifat Attitudes Test (AFAT) - Escala de Atitudes Anti-obesidade. Será realizada análise estatística dos resultados obtidos por meio da AFAT, pela comparação da média, desvio-padrão, mediana e valores mínimos e máximos dos escores iniciais e finais por meio do teste t pareado, com nível de significância de p d 0,05. Os profissionais que realizarem o curso também avaliarão pontos positivos e negativos de cada eixo por meio de questionários estruturados, ao término de cada bloco. Com estes resultados, será realizada análise estatística simples sobre a distribuição percentual das avaliações. No componente qualitativo, será realizada, análise de conteúdo temática e exploratória do material produzido em uma atividade final sobre cinco ideias principais que ficaram marcadas nos participantes a partir do curso, sendo feita a codificação do material. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUANA CORDEIRO DE OLIVEIRA; ARIEL REGINA DA SILVA SOARES; FERNANDA SABATINI; MARIANA DIMITROV ULIAN; RAMIRO ANDRÉS FERNANDEZ UNSAIN; FERNANDA BAEZA SCAGLIUSI. “Narrativas de Peso”: relato da experiência de construção de um curso educativo sobre estigma relacionado ao peso corporal e o cuidado em saúde. Interface (Botucatu), v. 27, . (21/08207-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.