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Futuro da arquitetura escolar: evidências e adaptações do ambiente físico devido à COVID-19

Processo: 21/05579-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Pedro Padilha Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Edifícios para educação e cultura   Escolas (arquitetura)   Escola pública   Adaptações de espaços físicos   Revisão sistemática   Pandemias   COVID-19

Resumo

O ambiente construído escolar passa por um longo período de intensa dinamicidade, devido às novas pedagogias e avanços tecnológicos, e o projeto destas novas escolas deve ser baseado em evidências e fatos científicos a fim de promover uma tomada de decisão consciente e efetiva pelos arquitetos. A atual e contínua pandemia de COVID-19 modificou intensamente o processo educacional, assim como todas as facetas da vida cotidiana moderna, com impactos negativos significativos no desenvolvimento acadêmico dos alunos. É necessário que o ambiente escolar se adapte a esta nova realidade, a fim de permitir, mesmo que parcialmente, o ensino presencial, durante e após a pandemia. Esta pesquisa busca avaliar a evidência existente sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no ambiente educacional, quais alterações serão necessárias nos espaços físicos e nos usos da escola, para o ensino fundamental II. Através de uma Revisão Sistemática de Literatura, assim como uma análise comparativa de modelos selecionados de escolas públicas da FDE e MEC, espera-se produzir diagramas e tabelas sintetizando as evidências encontradas e como estas impactam o ambiente escolas, com propostas de adaptações no espaço físico e de uso na escola. (AU)

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