Busca avançada
Ano de início
Entree

A contribuição do modelo IFLA Library Reference Model (IFLA LRM) para a prática catalográfica em Resource Description and Access (RDA)

Processo: 21/05281-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Fabiano Ferreira de Castro
Beneficiário:Rhuan Henrique Alves de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metadados   Códigos de catalogação   Revisão sistemática   Pesquisa bibliográfica

Resumo

O Resource Description and Access (RDA) é um conjunto de elementos de dados, de diretrizes, de instruções e de criação de metadados para a descrição e o acesso de recursos no ambiente digital, publicado em 2010, e com vistas a ser projetado como padrão internacionalmente aceito pela comunidade biblioteconômica. Em 2016, começou-se a discutir a necessidade de reestruturação e de redesenho do RDA, surgiu então o RDA Toolkit Restructure and Redesign (3R) Project, finalizado em dezembro de 2020, cujo objetivo era alinhar o atual RDA com o IFLA Library Reference Model (IFLA LRM), modelo conceitual do universo bibliográfico que consolida a Família dos modelos FR. Dessa forma, questiona-se qual a contribuição e o impacto do IFLA LRM para a prática catalográfica em RDA. Para tanto, essa pesquisa propõe-se a realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de identificar o estado da arte do assunto e de um estudo aplicado, que consistirá na demonstração da construção de registros descritivos utilizando a atualização do RDA, alinhado com o IFLA LRM, a partir da identificação dos casos de uso e das experiências das iniciativas localizadas no estudo da literatura científica. Acredita-se, que o modelo IFLA LRM, a partir de sua consolidação e utilização na comunidade biblioteconômica podem potencializar a prática catalográfica na adoção do RDA, resultando em catálogos bibliográficos mais abertos e conectados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)