Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualificador individual de frutos e hortaliças pela avaliação da conformidade do perfil, teor de umidade e teor de sólidos solúveis (açucares)

Processo: 21/08879-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Alex Julio Trinca
Beneficiário:Alex Julio Trinca
Empresa:Alex Julio Trinca
CNAE: Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:20/05144-4 - Qualificador individual de frutos e hortaliças pela avaliação da conformidade do perfil, teor de umidade e teor de sólidos solúveis (açúcares), AP.PIPE
Assunto(s):Ultrassom

Resumo

Existe no mundo bem como no Brasil, a necessidade de determinar a perfeita conformação, bem como o grau de maturação de frutas e hortaliças assegurando assim a qualidade do produto, agregando-se a este desenvolvimento valor de mercado. Para alcançar este resultado será desenvolvido um equipamento para esta atividade, utilizando-se formas conjugadas de técnicas de ultrassom associado à técnicas de análise de imagens digitais. O equipamento de forma continua, irá realizar a segregação de indivíduos em não conformidade aos padrões estipulados pelo cliente. As técnicas de análise de imagens são de extrema importância para localização espacial, determinação da forma e tamanho dos frutos e hortaliças no sistema de seleção, propiciando a determinação dos pontos a serem utilizados pelo utltrassom, visto que, para determinação da concentração de água e o teor de açucares do fruto, é determinado pela variação do tempo de percolação da onda no material durante o processo, utilizando-se para isso a lavagem como acoplante. Espera-se com este equipamento executar uma melhor seleção de frutas e hortaliças, agregando valor ao produto nacional visando sua qualificação, buscando atender normas internacionais. Além disso, pela seleção genética auxiliar no desenvolvimento de parâmetros para o aprimoramento da cultura. Por ser um projeto inovador, este acaba impactando no desenvolvimento tecnológico da empresa, bem como prospectando novos negócios de inovação em um mercado inexistente no Brasil. "O mercado de qualificação agrícola"

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)