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Metá Metá: o conhecimento sociocultural através da canção contemporânea

Processo: 20/13473-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Napolitano de Eugenio
Beneficiário:Sheyla Castro Diniz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/09815-9 - Metá Metá: o conhecimento sociocultural através da canção brasileira contemporânea, BE.EP.PD
Assunto(s):História social   Sociologia da cultura   Canção   Música brasileira   Música contemporânea   Carreira profissional   Mídia independente   Crises
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:canção | Crise | Cultura e Política | Metá Metá | música brasileira | Produção Independente | História Social da Canção / Sociologia da Cultura

Resumo

Participantes do que a imprensa e alguns pesquisadores batizaram de "nova cena brasileira independente", Juçara Marçal (1962), Kiko Dinucci (1977) e Thiago França (1980) formam, desde 2008, o trio paulistano Metá Metá. Seus discos, trabalhos solos e em parcerias já renderam prêmios importantes e uma série de críticas positivas, no Brasil e no exterior. Refratária ao considerado mainstream e às grandes gravadoras, tal repercussão é fruto das novas dinâmicas de produção e circulação de bens culturais viabilizadas pela internet, bem como de uma postura renovada do artista ao gerenciar a própria carreira. Destacar uma parcela dessa cena também chamada de "nova MPB" permitirá captar e problematizar aspectos ainda inexpressivos nos mapeamentos já feitos. Aventa-se, nessa direção, que o modus operandi do Metá Metá, dispensando empresários, financiamentos coletivos e editais de incentivo à cultura, seria índice não só de um empreendedorismo musical como também de uma percepção apurada do encolhimento de um horizonte de expectativas que se acentuaria a partir de 2013 no Brasil. Afinado com os meus estudos anteriores sobre a canção brasileira à luz de contribuições do materialismo cultural, este projeto de pós-doutoramento objetiva, assim, compreender e interpretar a matéria sócio-histórica desse cancioneiro contemporâneo, o que exige atentar igualmente para a sua linguagem, marcada por experimentalismo, pesquisa sonora, fusão de referências locais e mundializadas e pela releitura de tradições afro-diaspóricas, além de abordagens sensíveis a lutas e reivindicações candentes na atualidade, sem ser, contudo, uma canção panfletária. A tentativa de enfrentamento da exaustão das formas pelos músicos aqui realçados e seus parceiros parece estar intimamente relacionada à crise conjuntural que atravessa a sociedade brasileira, principal hipótese a ser explorada e discutida. (AU)

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