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Collaborative Care (Coact Program) e a relação com a liderança, o trabalho em equipe e o clima de segurança do paciente

Processo: 21/09204-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 14 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Andrea Bernardes
Beneficiário:Lucas Gardim Fabris
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança do paciente   Liderança   Análise transversal   Estudo observacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clima de Segurança do Paciente | Cuidado Colaborativo | Liderança | Trabalho em Equipe | Liderança, Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem

Resumo

No Brasil, o estímulo a adoção das práticas colaborativas no contexto da saúde é premente. Assim, o reconhecimento das estratégias adotadas por países cuja prática está consolidada, pode servir de modelo para solidificar este processo no âmbito nacional. Nessa perspectiva, tem-se o Collaborative Care (CoACT Program) como um dos programas que busca implementar, na prática, mudanças para sustentar um cuidado colaborativo. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a relação da liderança ressonante, do trabalho em equipe e do clima de segurança do paciente nas unidades que adotam a prática colaborativa. Trata-se de estudo observacional, analítico, de corte transversal, realizado em 17 hospitais da província de Alberta, Canadá, em 135 unidades em que o programa foi implementado. A população é constituída por enfermeiros registrados, enfermeiros práticos licenciados, chefes de unidade, gerente de assistência ao paciente, enfermeiros educadores clínicos e gerentes de unidades que responderam aos questionários CoACT Provider Culture Survey, Resonant Leadership Scale, e The Team Climate Inventory. Para análise dos dados, será utilizada estatística descritiva. As variáveis numéricas serão analisadas com o teste t de student e as variáveis categóricas com o teste qui-quadrado. A fim de investigar a associação entre as variáveis, será usado o teste de Pearson ou similar não paramétrico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Saúde da Universidade de Alberta, de acordo com as diretrizes para pesquisas realizadas com seres humanos estabelecidas no Canadá. Esse estudo tem potencial para gerar resultados que irão assegurar a prestação de um cuidado seguro e de alta qualidade, com perspectiva de que haja a transposição do conhecimento para a realidade brasileira. (AU)

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