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Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Marília do estado de São Paulo sobre biodiversidade

Processo: 21/08512-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo Takeo Sano
Beneficiário:Lucas Augusto Cardoso Giannasi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/05843-4 - O Programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências   Material didático   Biodiversidade   Conservação da biodiversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade Biológica | ensino de ciencias | Ensino de evolução | Educação para a Biodiversidade

Resumo

O Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP) é uma das maiores iniciativas empreendidas para o estudo e conservação da biodiversidade brasileira. Considerando os amplos levantamentos realizados e a sistematização de parte deste conhecimento em um banco de dados de amplo acesso, o projeto temático "BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular (2018-2023)" tem como objetivo geral fomentar ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa BIOTA. Nesse sentido, os pesquisadores vinculados ao projeto temático estão produzindo protótipos de materiais didáticos que serão disponibilizados em um site de livre acesso para estudantes e professores de todo o Brasil, possibilitando a interação entre eles sobre os assuntos abordados. Esses materiais demandam complementações com contextos de pesquisas sobre a biota local, possivelmente a partir do banco de dados SINBIOTA. Em complementariedade aos objetivos já atingidos, têm sido realizados questionários sobre conhecimentos e interesses de jovens dos anos finais do ensino fundamental sobre biodiversidade. Essas pesquisas servem de baseline para orientar o potencial didático das produções acadêmicas produzidas pelo programa BIOTA-FAPESP. Dessa forma, o estudante de iniciação científica desenvolverá pesquisas nas diversas frentes do projeto temático, a saber: levantamento (quantitativo e qualitativo) do conhecimento e interesse dos alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre biodiversidade; colaboração no desenvolvimento de materiais didáticos com pesquisas no banco de dados SINBIOTA, e divulgação, aplicação e a avaliação dos materiais desenvolvidos e disponíveis no site Biota-Fapesp Educação nas escolas de sua região geográfica. (AU)

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