Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de casos de leptospirose em pacientes com suspeita clínica de dengue no município de São Paulo, Brasil

Processo: 21/02534-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Marcos Bryan Heinemann
Beneficiário:Stephanie Bergmann Esteves
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dengue   Imunoglobulina M   Leptospirose   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)

Resumo

A dengue e a leptospirose são doenças endêmicas no Brasil, sendo seu diagnóstico desafiador especialmente por grande parte dos sinais clínicos serem comuns à ambas as enfermidades. Essa dificuldade diagnóstica ocorre especialmente em áreas onde a dengue possui alta incidência, o que pode levar a uma percepção superestimada da infecção viral e consequente baixa suspeição da leptospirose. Este projeto se propõe a investigar de maneira retrospectiva a ocorrência de casos de leptospirose entre pacientes com suspeita clínica de dengue através de análise de amostras de soro sanguíneo por métodos sorológicos e métodos moleculares. O principal resultado esperado para este projeto é estimar a taxa de subnotificação de casos de leptospirose humana no município de São Paulo. Outros resultados almejados pelo projeto são, através de análise espacial, identificar quais as regiões com as maiores taxas de subdiagnóstico da doença, identificar as leptospiras infectantes por meio da PCR e sequenciamento, comparar a letalidade entre os pacientes subdiagnosticados com o grupo de casos de leptospirose notificados pelo SINAN e produzir material de divulgação e educação continuada para os profissionais da saúde dos serviços de atenção primária que atuem nas regiões com maiores taxas de subnotificação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)