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Casos investigativos com foco em Química Ambiental: potencialidades na promoção da argumentação científica

Processo: 21/06074-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Douglas Gomes Lima dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Química ambiental   Ensino superior   Produção científica   Investigação por sondagem   Categorização de textos   Análise didática

Resumo

Embora a argumentação seja fulcral no processo de construção do conhecimento científico, ainda é alvo de escassa atenção em ambientes de ensino de Ciências, onde poucas oportunidades são oferecidas aos estudantes de engajamento em ações nela baseadas. Este projeto visa o desenvolvimento e análise de atividades didáticas no ensino superior de Química (disciplina online de Comunicação Científica implementado na plataforma Tidia-Ae) potencialmente capazes de promover a elaboração de textos argumentativos, nos quais conclusões sejam apontadas, com o amparo de evidências científicas. As atividades didáticas serão baseadas na resolução de casos investigativos relacionados à Química Ambiental por parte dos graduandos. Nessa perspectiva, respostas serão buscadas para a seguinte questão de pesquisa: Qual a qualidade dos argumentos escritos dos estudantes após a realização das referidas atividades? A fundamentação teórica para análise dos textos repousa em estudos concernentes aos níveis epistêmicos de argumentação. (AU)

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