Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos intestinais do Ribosídeo de Nicotinamida e do Pterostilbeno:uma investigação acerca da permeabilidade, da produção de muco e da absorção de nutrientes.

Processo: 21/08370-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marcelo Alves da Silva Mori
Beneficiário:Raul Gobato da Costa
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07607-8 - CMPO - Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas, AP.CEPID
Assunto(s):Absorção de nutrientes

Resumo

Nosso grupo vem estudando a suplementação oral de Nicotinamida Ribosídeo (NR) e do Pterostilbeno (PT) no contexto do envelhecimento (2017/01184-9). Os resultados deste estudo temático indicam que a suplementação oral de NR, PT e NRPT modula aspectos da fisiologia intestinal.Vimos diminuição da permeabilidade intestinal e aumento na quantidade de goblet cells em diferentes segmentos intestinais de camundongos machos tratados com NR, PT ou NRPT. O PT teve capacidade de reduzir o ganho de peso corporal de animais em chow diet e ad libtum. As alterações no peso corporal induzidas pelo PT não foram dependentes de mudanças na ingestãoalimentar ou no gasto energético dos camundongos. Por outro lado, observamosum aumento da excreção de energia nas fezes dos camundongos, indicando que a suplementação oral com o PT induz diferentes efeitos intestinais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)