Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de jogadores de handebol em um clube esportivo: análise do processo de ensino-aprendizagem em longo prazo a partir dos discursos dos treinadores

Processo: 21/08659-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Vinicius da Silva Musa
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/15010-5 - Formação de jogadores de handebol em um clube esportivo: análise do processo de ensino-aprendizagem em longo prazo a partir dos discursos dos treinadores, AP.R
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Pedagogia do esporte   Handebol   Treinamento esportivo

Resumo

O handebol no Estado de São Paulo ocupa posição de destaque no contexto brasileiro, com resultados proeminentes nas competições desse âmbito e com o seu desenvolvimento ocorrendo em ambientes variados (escolas, clubes, prefeituras e associações). Em âmbito nacional e estadual não há diretrizes estabelecidas para o ensino por entidades que organizam o handebol, e os aspectos identificados por meio de diferentes estudos com treinadores de diferentes âmbitos (regional, escolar e estadual) mostraram que não é possível identificar uma organização dos conteúdos e dos métodos e modelos de ensino ao longo das categorias. Esse aspecto mostra-se como um fator limitante para balizar a sistematização dos conteúdos específicos pelo treinador. Por outro lado, a investigação do processo de ensino-aprendizagem dentro de um clube consagrado no contexto do handebol em todas as categorias pode fornecer indicativos para tal sistematização, uma vez que os treinadores alinham-se às características do clube. Os objetivos deste projeto de pesquisa são: 1) identificar e analisar os conteúdos ofensivos e defensivos (individuais e coletivos) ministrados pelos treinadores nas categorias sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18; 2) identificar, analisar e comparar os métodos e modelos de ensino preconizados nas diferentes categorias; 3) comparar os achados deste projeto com as opiniões de treinadores de outros âmbitos. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa pautada em entrevista semiestruturada, a expectativa é contar com a participação de oito treinadores vinculados ao clube e que treinam as equipes sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18 (masculinas e femininas). Os depoimentos serão organizados, tabulados e analisados por meio da Análise Temática Reflexiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)