Busca avançada
Ano de início
Entree

Pola Rezende, Felícia Leirner, Liuba Wolf e Érika Steinberger: escultoras imigrantes do Leste Europeu no acervo do MAC/USP (1940-1970)

Processo: 21/01724-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Ana Gonçalves Magalhães
Beneficiário:Marina Mazze Cerchiaro
Instituição-sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/07366-1 - Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento, AP.TEM
Assunto(s):Escultura   História da arte

Resumo

Tendo em vista a diminuta bibliografia sobre as relações artísticas entre o Brasil e países do Leste Europeu e os poucos estudos sobre mulheres artistas imigrantes oriundas dessa região radicadas no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias das escultoras Pola Rezende, Felícia Leirner, Liuba Wolf e Érika Steinberger e de suas obras pertencentes ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Busca compreender como essas mulheres, provenientes de países do Leste Europeu, conseguiram desenvolver a carreira de escultora e se inserir nos círculos artísticos e intelectuais paulistas. Propomos também a análise das obras, de sua circulação e fortuna crítica, visando auxiliar na revisão crítica do acervo modernista do museu e refletir sobre os significados atribuídos a elas ao longo do tempo. Este projeto de pós-doutorado, por um lado, dá continuidade às reflexões iniciadas em meu doutorado, voltado para a investigação de escultoras atuantes no contexto das Bienais de São Paulo, e, por outro, visa contribuir com o projeto temático "Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento", desenvolvido por professores e pesquisadores ligados aos museus universitários da USP, entre eles o MAC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)