Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes métodos para a aquisição de fluorescência induzida pelo sol

Processo: 21/06477-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 29 de setembro de 2021
Vigência (Término): 20 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Newton La Scala Júnior
Beneficiário:Luis Miguel da Costa
Supervisor: Roberto Colombo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália  
Vinculado à bolsa:19/25812-4 - Variabilidade espaço-temporal das anomalias de CO2 atmosférico no nos biomas brasileiros, BP.IC
Assunto(s):Ciclo do carbono   Sensoriamento remoto   Fluorescência   Fotossíntese   Análise espaço-temporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbon Cycle | HyPlant sensor | photosynthesis | Remote Sensing | Sif | Remote sensing

Resumo

A detecção da Fluorescência Induzida pelo Sol (SIF) por vários sensores abriu novas possibilidades de estudar o ciclo do carbono no globo, entretanto, o uso de sensores aéreos ainda é muito baixo, apesar de sua maior resolução espacial. Considerando o potencial desta tecnologia, o objetivo deste projeto é usar diferentes técnicas de monitoramento SIF e validá-las indiretamente usando o modelo SCOPE para relacionar o SIF com o GPP e possivelmente identificar sumidouros de carbono, para isto, o trabalho será conduzido em Grosseto - Itália. Os sensores HyPlant, OCO-2 e o sistema FLOX serão usados para obter dados sobre o SIF. Usando o modelo SCOPE, o SIF será simulado para diferentes estágios fenológicos. Os dados serão submetidos a análise estatística descritiva, análise de correlação Pearson e regressão linear com estimativa de ajuste do coeficiente de determinação, também o modelo experimental de variograma da espacialização estará em função das distâncias entre dois locais. Ao final deste estudo, pretende-se esclarecer questões relativas à variabilidade espaço-temporal do SIF e sua relação com os sumidouros de CO2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, LUIS MIGUEL; DE MENDONCA, GISLAINE COSTA; DE ARAUJO SANTOS, GUSTAVO ANDRE; DE MORAES, JOSE REINALDO DA SILVA CABRAL; COLOMBO, ROBERTO; PANOSSO, ALAN RODRIGO; LA SCALA, NEWTON. High spatial resolution solar-induced chlorophyll fluorescence and its relation to rainfall precipitation across Brazilian ecosystems. Environmental Research, v. 218, p. 11-pg., . (19/25812-4, 21/06477-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.