Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre alterações clínicas cervicais e variações morfológicas de processos articulares detectadas ao exame ultrassonográfico em cavalos de salto e adestramento.

Processo: 20/09432-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Raquel Yvonne Arantes Baccarin
Beneficiário:Paula Keiko Anadão Tokawa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cavalos

Resumo

Uma alta prevalência de alterações ósseas em processos articulares da coluna cervical de equinos fora identificada em estudos com cadáveres, porém a relevância clínica de tais alterações é questionada. A ultrassonografia é um exame de fácil acesso e que permite a identificação de alterações em borda óssea dos processos articulares assim como alterações em tecidos moles adjacentes. Este estudo tem como objetivo identificar a relação entre alterações encontradas ao exame ultrassonográfico de processos articulares da coluna cervical de equinos atletas com a presença de sinais clínicos. Serão identificados animais atletas com atrofias musculares, dores a palpação, diminuição da mobilidade da coluna cervical e claudicações obscuras de membros torácicos em um período de 12 meses. Animais assintomáticos também serão incluídos no estudo como grupo controle. Exame ultrassonográfico dos processos articulares entre C2 a T1 será realizado nos animais incluídos e uma relação entre a presença e intensidade das alterações identificadas e a presença de sinais clínicos será estabelecida. Este estudo tem como hipótese que alterações em processos articulares das vertebras cervicais de equinos, constatadas ao exame ultrassonográfico possuem relevante correlação com alterações encontradas durante o exame físico da coluna cervical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)