Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da composição corporal por antropometria e bioimpedância elétrica no contexto de desenvolvimento de software de análise visual da composição humana.

Processo: 21/05889-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Laísa Ribeiro Silva de Abreu
Beneficiário:Ana Paula Wolf Queiroz Sampaio
CNAE: Atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:20/05792-6 - Projeto Íris: sistema de visão computacional para avaliação da composição corporal humana, AP.PIPE
Assunto(s):Aprendizagem profunda

Resumo

A análise da composição corporal refere-se à medição e caracterização qualitativa e quantitativa dos diferentestipos de tecidos que compõem o corpo humano, contribuindo para a determinação do estado nutricional do indivíduoe de populações. Sua importância está na associação extensamente documentada desses parâmetros a um amploespectro de doenças como as cardiovasculares, diabetes, câncer, síndrome metabólica, osteoporose e osteoartrite.Além da composição, a distribuição corporal do tecido adiposo tem sido levantada como fator de alto impacto norisco cardiometabólico. Os métodos tradicionais utilizados na estimativa da composição corporal humana incluemmedidas antropométricas obtidas com uso manual de adipômetros, densitometria - o Dual Energy X-RayAbsormetry (DXA), impedância bioelétrica, tomografia computadorizada, dentre outros, cujas aplicações sãocientificamente limitadas e/ou de alto custo. Deste modo, dada a epidemia de obesidade e suas comorbidadescrônicas, o interesse científico e econômico no estabelecimento acurado e de baixo custo da composição edistribuição corporal é crescente ao longo dos últimos anos. Assim, buscar uma solução de uso universal, commaior precisão e custo reduzido é desejável e abre caminhos para diversas aplicações. O uso de visãocomputacional no desenvolvimento de sistemas especializados tem recebido grandes contribuições acadêmicasque a permitiram ser uma das bases para as soluções na Quarta Revolução Industrial (indústria 4.0, saúde 4.0,cidades inteligentes, fazendas inteligentes, etc). As soluções de visão computacional foram intensificadas,principalmente, com o uso de redes neurais profundas, que podem ser treinadas para avaliações mais assertivastambém no âmbito da nutrição. Assim, objetiva-se aplicar suas bases no campo da saúde e desenvolver algoritmosde redes neurais acurados o suficiente para que sejam capazes de mensurar a composição corporal do indivíduoatravés de imagens, apresentando a porcentagem de gordura corporal e, se possível, a sua distribuição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)