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Experiência estética e educação: Memorabilia de artistas profissionais

Processo: 21/02872-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Isabela Martins Cazula
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Artes   Estética (arte)   Estética (filosofia)   Formação de professores   Filosofia da educação

Resumo

Associado ao Grupo Pesquisa 'Retórica e Argumentação na Pedagogia', este projeto tem por objetivo elucidar as condições que favorecem o desenvolvimento de interesse e gosto pela arte, seguindo os norteamentos da teoria estética de John Dewey. Para isso, será desenvolvido primeiramente um estudo sobre o livro Arte como Experiência, no qual se apresenta o conceito de experiência estética, núcleo da filosofia deweyana. Em seguida, serão analisadas as matérias da coluna Memorabilia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, nas quais artistas profissionais descrevem o primeiro contato com a obra que os levou a assumir determinada arte como ofício. Estas investigações devem elucidar as condições gerais responsáveis pela criação de disposições intelectuais, sociais e emocionais necessárias para que uma pessoa tenha experiências estéticas, no sentido deweyano. As conclusões da pesquisa visam oferecer contribuições para a formulação de estratégias de ensino para cursos dedicados à formação docente, de modo a propiciar aos estudantes a oportunidade de terem experiências estéticas, seja no âmbito de sua vida pessoal, seja em sua atuação como professores.

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