Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento da qualidade de pintura industrial a partir de processamento de imagens no contexto de digitalização

Processo: 21/00745-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Sidney Bruce Shiki
Beneficiário:Matheus Chiaramonte Rocha
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Internet das coisas   Banco de dados   Indústria 4.0   Digitalização   Processamento de imagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banco de dados | defeitos | Industria 4 | Internet das Coisas | pintura | 0 | Pintura

Resumo

O monitoramento da qualidade da pintura industrial é de grande importância para evitar futuros desgastes na pintura como também para aumentar a qualidade do acabamento final. Entretanto, tal monitoramento usualmente requer o uso sensores e outros elementos de alto custo, sendo assim, seu uso é descartado por não ser uma opção viável financeiramente. Nesse sentido, no presente estudo será avaliada a possibilidade de utilização de componentes de baixo custo, como uma câmera e uma placa Raspberry Pi, para desempenhar a função de sensores mais caros. Dessa forma, com o uso dos componentes mencionados será feita a análise em corpos de prova com a pintura defeituosa e também com a pintura sem defeitos, para que posteriormente seja feita a comparação entre ambos. As imagens obtidas serão processadas através de um algoritmo em Python, o qual irá aplicar um método de identificação de arestas chamado Local Binary Pattern. Feito esse processamento, serão calculadas métricas sobre o(s) defeito(s) encontrado(s) como proporção, espessura, área, entre outras. Para determinar o defeito encontrado e também verificar se existe diferença significativa entre as imagens de corpos de prova com defeito e sem defeito, será empregado um método estatístico, obtendo a média e o desvio padrão, e feito posteriormente um teste de hipótese. Por fim, será feito o upload dos resultados obtidos para um servidor do Thing Speak através de técnicas de IoT, e com os dados obtidos, será construído um banco de dados em SQL para armazenar e organizar todo resultado da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, FRANCO ROCHA; RODRIGUES, CAIO DIMITROV; DA SILVA E SOUZA, HUGO; NETO, JOSE OLIVEIRA CRUZ; ROCHA, MATHEUS CHIARAMONTE; BARBOSA, GUSTAVO FRANCO; SHIKI, SIDNEY BRUCE; INOUE, ROBERTO SANTOS. Force and vision-based system for robotic sealing monitoring. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. N/A, p. 13-pg., . (19/22115-0, 21/00367-8, 21/00745-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.